19.12.2018

Como fidelizar clientes em 4 passos fundamentais

Como fidelizar clientes em 4 passos fundamentais

Para obter a retenção dos consumidores e conseguir fidelizá-los, é fundamental que sua loja forneça uma boa recepção. Por isso, vale ficar atento e descobrir o que o cliente está procurando, já que nos dias atuais, além dos melhores produtos e diferentes condições de pagamentos, os indivíduos estão buscando cada vez mais por lugares onde tenham uma boa experiência de compra. Essa experiência pode estar relacionada a agilidade, comunicação ou até mesmo a empatia apresentada pelo vendedor. Lembre-se: um cliente contente volta frequentemente e ainda pode indicar seu estabelecimento para outras pessoas.  

Quer saber como fidelizar seus clientes em 4 passos? Confira o texto que preparamos para você, nele falamos sobre a importância de um bom atendimento e como isso pode ser primordial para a fidelização dos seus consumidores.

Preze por um bom atendimento

Atualmente, se você fosse o cliente da sua loja, você estaria feliz com o atendimento? Esse é o grande desafio da maioria das empresas, fazer com que seus consumidores gostem do atendimento e retornem para realizar novas compras. Uma vez que ele é tratado bem e sai satisfeito, você tem grandes chances de torná-lo um cliente ativo.

Então vale pensar em estratégias para entender mais o seu público, conhecer seus hábitos e o que eles esperam encontrar no seu produto. Tenha cuidado com o tipo de abordagem, pois algumas pessoas podem se sentir pressionadas ou incomodadas. Em um local com muitos itens expostos, aguarde um pouco até que a pessoa conheça o ambiente antes de fazer uma abordagem. Pense que um bom serviço é aquele onde o cliente se sente especial e não aquele que parece uma prática repetida diversas vezes.

Construa um relacionamento

Alcançar os primeiros frutos de um bom relacionamento com o cliente pode levar um pouco de tempo, dessa maneira é necessário entender como o seu time está trabalhando. Toda atividade realizada dentro da loja deve ser acompanhada, então foque na felicidade do seu consumidor, a qual é expressada no momento da venda. Crie uma visão de um atendimento personalizado para que ele se sinta único.

Um ponto determinante na retenção de clientes é não deixar que essas pessoas sejam esquecidas após as compras. Crie estratégias para fazer com que você seja lembrado. Você deve estar se perguntando: como eu faço isso? Simples, com o uso das redes sociais! Por meio delas, você poderá criar uma relação mais sólida com seus compradores, seja através do facebook, instagram, twitter, campanhas de e-mail ou até mesmo com a criação de conteúdos para um blog, por exemplo.

Para aquelas pessoas que já são assíduas na sua loja, foque em mantê-las. Você pode fazer isso antecipando promoções, lançamentos, oferecendo conteúdos exclusivos e até mesmo brindes.

Resolva possíveis imprevistos

Caso aconteça algum imprevisto, é fundamental que você esteja preparado para resolver rapidamente os possíveis problemas. Por esse motivo, é importante ter um bom protocolo de atendimento, para que essa comunicação seja rápida, clara e direta.

Seja sempre sincero com o seu consumidor, corrigir possíveis falhas é essencial, mas ser transparente perante os erros é ainda mais importante. Depois de identificadas as falhas, vale ficar atento para evitar que os mesmos equívocos voltem a acontecer.

A opinião dos seus clientes vale muito

Já falamos que um consumidor bem atendido voltará a comprar no seu estabelecimento. Por essa razão, acompanhe o que as pessoas estão falando sobre a sua marca, ora nas redes sociais ou por meio de sites de pesquisa como o reclame aqui, entre outros. Use essas ferramentas ao seu favor, para ver estratégias que estão funcionando e outras que precisam ser melhoradas ou descartadas.

Clientes satisfeitos tendem a dar feedbacks positivos sobre sua loja. À vista disso, treine sua equipe para que o atendimento oferecido seja o melhor possível e sua marca seja lembrada pelos consumidores.

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